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João Pessoa, Paraíba, Brazil
Filho de Antonio Gomes da Silva Netto e Rosilda Lucia Quaresma; nasci em Niterói, RJ, verão de 1982; passei toda minha infância em Jabitacá, PE; estive em convivência tanto no campo como na cidade, cuidei de gado na adolescência os quais minha avó criava , e trabalhei na biblioteca da escola na juventude. Minha conversão se deu no dia 24 de Dezembro de 1998 através do assembleianismo ao qual comunguei por 9 anos. Estudei o 2º grau, e, no ano 2000, aos 18 anos vim morar em João Pessoa, onde me casei com Priscila, e tivemos 2 filhas, Ester e Júlia. Hoje sou formado em Técnico em mecânica pelo Cefet-PB.Fui seminarista da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil. Em 2014 concluí o Curso de Bacharel em Serviço Social. Estou orando para que este Blog sirva à Deus como instrumento de propagação da nova a respeito de Cristo.

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segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Paulo de Tarso.



[DOCUMENTOS PESSOAIS]


INTRODUÇÃO


Neste pequeno comentário, estarei separando as partes do filme (Paulo de Tarso) que são mais aproximadas do que o relato bíblico mostra, e as partes que são conjecturas. A parte que não tem nenhum fundamento bíblico não será feito nenhum comentário direto, salvo se tiver alguma relevância.


SÍNTESE


FATOS BÍBLICOS.


O filme tem início com cenas da conversão de Saulo, que é algo bíblico descrito no livro de Atos dos Apóstolos, veja Atos 9.1-9:
1 E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse algum daquela seita quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
7 E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
8 E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziu a Damasco.
9 E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.


Paulo é um discípulo de Gamaliel, que é um fato bíblico segundo Atos 22.3:
3 Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois.


O discurso de Gamaliel perante o Sinédrio está muito próximo do que contem na bíblia.


O filme fala sobre a venda do terreno de Barnabé, que, entregou o valor aos pés dos Apóstolos.


Paulo segurou o manto dos que apedrejavam os cristãos, como no filme ele segura o manto de “Rubens”.


A conversão de Saulo acontece de modo muito parecido com o que a bíblia diz; ele ficou cego; ouviu a voz do Senhor; ficou percebendo apenas vultos das pessoas. Agora, vale salientar que no filme ele Paulo ficou relutando contra a cegueira, o que a bíblia não mostra.


Quando Pedro retorna de sua viagem pelas regiões da Judéia e Samaria, ele é interrogado pelos apóstolos em especial por Tiago. O que Pedro fala para eles é uma fração do que está na bíblia.


A morte de Tiago irmão de João também fica próximo do relato bíblico.


A prisão de Pedro por Herodes é descrita com muita precisão.


Sobre o apedrejamento de Paulo e Barnabé em Listra, tirando que o “Rubens” o tenha apedrejado, também está coerente.


Sobre Áquila e Priscila, o filme os coloca como proprietários de um cortiço de fabricação de tendas.


Na parte final do filme Paulo se dedica a fazer vários discursos principalmente em Atenas, que estão descritos tanto em Atos dos Apóstolos como em outros livros do NT. Apesar de ter algumas conjecturas no meio, mas esta parte entra aqui pelo resumo geral dos mesmos.


O filme fala sobre a prisão e interrogatório de Paulo pelos judeus, depois de sua vinda de Cesaréia a Jerusalém, logo em seguida, os judeus entram em voto que só comeriam depois de ter assassinado a Paulo.


Sobre o testemunho perante Felix o filme mostra biblicamente Paulo apelando para Cesar.


O filme termina com Paulo chegando a Roma, avistando a cidade de longe.




CONJECTURAS.


O filme apresenta Paulo como comandante da guarda romana. De alguma forma Paulo deve ter sido um soldado ou prestava serviço como reservista. Veja Atos 8.3; 9.2:


3 E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.
2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse algum daquela seita quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.


O batismo no Espírito Santo é semelhante ao que está na bíblia, que todos estavam reunidos no mesmo lugar ainda que o número de pessoas presente foi muito resumido; veio sobre eles um vento impetuoso e foram cheio do Espírito Santo. Mas quanto ao falar em línguas é suprimido também, passando para o discurso de Pedro.


Pelo filme da para entender que o cristianismo era uma seita ramificada dos ensinos do farisaísmo.


Sobre Paulo, o filme novamente volta a falar da vida pessoal dele é o apresenta como cidadão romano que fazia tenda.


A conversa do “sacerdote Rubens” com Paulo sobre o desejo de Roma matar muitos judeus se não fosse contido os cristãos, tem certo fundo histórico.


Quando “Rubens” tenta contradizer Estevão dizendo que Jesus destruiria o templo e em 3 dias o reconstruiria, também é uma conjectura de um dos motivos de o porquê estavam perseguindo os cristãos.
“Rubens” coloca a idéia de que Jesus seria como um 2º Deus para os cristãos e por isso eles eram politeístas, que era uma blasfêmia. Isso ocorre porque os judeus não aceitavam de forma alguma a idéia de que o messias fosse divino. Eles tinham a idéia de um libertador político.


O filme coloca Paulo como comandante na perseguição dos judeus contra os cristãos, mas a bíblia não deixa claro este ensino. A bíblia apenas diz que ele levava presos os cristãos, isso não é motivo concreto para se dizer que Paulo era comandante. Ele pode ter servido como reservista ou ter sido enviado de uma forma especial para está missão, pelo fato de Paulo ser um dos judeus mais preparado religiosamente, e que por ser jovem poderia executar o serviço melhor que os mais velhos.


A questão das coisas sacrificadas e o comer com os pagãos são descrito no filme, mas não é igual ao que se vê no livro de Atos. O que se vê no filme é uma adaptação de Gálatas. O fato é que no filme é colocado como se Pedro desse o veredicto final de todas as coisas. Mas em Atos 15 não conseguimos vê Pedro tomando lugar de destaque, mas Tiago.


A discussão entre Paulo e Barnabé no filme gira em torno de se deveriam ir pregar em Roma ou não. A bíblia mostra claramente que a discussão foi porque Barnabé queria levar a João Marcos é Paulo não considerava justo.


Sobre a purificação de Paulo logo depois de chegar de Cesaréia em Jerusalém, o filme o mostra raspando a cabeça e tomando voto (ainda que não o mostre utilizando navalha que era o costume judeu), mas quanto a sua prisão, o filme mostra um individuo que era de Jerusalém incitando o povo contra Paulo, mas a bíblia diz claramente que quem incitou o povo foi judeus residentes na Ásia.


Sobre a notícia ao comandante romano, em nenhum momento a bíblia mostra uma mulher trazendo a noticia do motim dos judeus para matar a Paulo em segredo.


Sobre a despedida de Paulo e Barnabé a bíblia não faz nenhuma menção.




EXTRA BIBLICO.


O filme coloca Paulo como sendo um soldado e lutador de arena. A bíblia diz que Paulo lutou contra feras, mas ao que da para se entender foi em pro da causa e não como esporte. Veja Atos 15.32:
32 Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos que amanhã morreremos.




Mostra Barnabé sendo assaltado e Paulo o livrando. Também diz que o nome da mulher de Barnabé é Agar.


Tem uma cena que Barnabé e um cristão fazem no chão o desenho de um peixe que pode ser um dos símbolos do cristianismo primitivo.


Apresenta Pedro se queixando de não poder pregar por receio de ser morto, coisa que não tem na bíblia.


Quando Pedro tenta pregar para um aleijado, ele o expulsa.


Paulo dava esmola para os aleijados é os conhecia. É algo que não mostra claramente na bíblia, mas podemos ver Paulo incentivando a isso nas suas epístolas.


O discurso de Pedro é abalado pelas pessoas, coisa que não está correto e João também interfere no discurso.


A cura do coxo que é descrito no capítulo 3 de Atos, é adiantado para os acontecimentos do dia de pentecostes.


Os Apóstolos Pedro é João comparecem pela 1ª vez perante o Sinédrio, e no filme, eles são proibidos de falarem no nome de Jesus, mas na bíblia isso só ocorre na 2ª vez que eles comparecem ao Sinédrio.


É feito uma associação entre o batismo das 3 mil almas com a pessoa de Barnabé, só que a bíblia não descreve o batismo de Barnabé; outra coisa errada é sobre o tempo do batismo, que foi logo depois do discurso de Pedro em pentecostes e não na união de Barnabé a igreja.


Colocam que Pedro e João descem para Samaria antes do início da perseguição, é algo errado.


Sobre Barnabé ter ido avisar Ananias da vinda de Paulo, não é bíblico.


Muito provavelmente quem batizou Paulo foi Ananias é não Barnabé como o filme coloca.


Barnabé não estava com Paulo em Damasco segundo a bíblia, só em Jerusalém é que ele viria a se encontrar com Barnabé.


Na bíblia não contem estes discursos entre Pedro, Tiago, Paulo é Barnabé à noite em uma arena ou esconderijo. O que a bíblia diz é que Barnabé tendo trazido Paulo perante os Apóstolos, falou como havia sido a conversão de Paulo em Damasco.


Paulo vai até Pedro para pedir permissão para pregar o evangelho, é Pedro o permite, mas isso é uma irrealidade bíblica, Paulo em nenhum momento vem pedir autorização para poder pregar o evangelho, Cristo foi quem o comissionou.


Sobre a ida de Barnabé a Antioquia, o filme erra quando coloca Pedro dando ordens a ele, para que ele vá até Antioquia. Segundo a bíblia está ida de Barnabé só se deu tempos depois, quando os irmãos de Jerusalém ficaram sabendo que a palavra havia prosperado ali, enviando Barnabé para lá.


O filme mais uma vez dá uma versão equivocada com relação ao tempo. Quando Barnabé vai chamar a Paulo em Tarso, a prisão de Pedro por Herodes, nem havia ocorrido ainda.


A viagem de Paulo e Barnabé parece que começa em Listra, mas a bíblia deixa bem claro que Paulo 1º foi a Salamina.




CONCLUSÃO


Em resumo, o filme colabora com a tradição católica romana, que defende que Pedro foi a cabeça do apostolado, o 1º papa. Em várias partes do filme, é visto o esforço do produtor em mostrar a autoridade de Pedro sobre a igreja, mas quando chega ao concílio de Jerusalém, vemos Pedro tomando o conselho de Paulo sobre a circuncisão, trazendo de forma tão explicita e clara que Pedro precisava de conselho dos outros. Se Pedro fosse papa ele não teria tomado conselho.
Mesmo o produtor querendo trazer o ensino sobre a primazia de Pedro, ele não pode negar o que a bíblia declara.


De certa forma o filme traz uma narrativa bem elaborada do que, foi o ministério de Paulo, ainda que tenha discrepâncias como, por exemplo, as citadas acima.

2 comentários:

  1. Esse blog me foi muito útil pois o filme como teve parte extra bíblica e conjecturas, traz certas dúvidas que foram esclarecidas aqui!

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