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João Pessoa, Paraíba, Brazil
Filho de Antonio Gomes da Silva Netto e Rosilda Lucia Quaresma; nasci em Niterói, RJ, verão de 1982; passei toda minha infância em Jabitacá, PE; estive em convivência tanto no campo como na cidade, cuidei de gado na adolescência os quais minha avó criava , e trabalhei na biblioteca da escola na juventude. Minha conversão se deu no dia 24 de Dezembro de 1998 através do assembleianismo ao qual comunguei por 9 anos. Estudei o 2º grau, e, no ano 2000, aos 18 anos vim morar em João Pessoa, onde me casei com Priscila, e tivemos 2 filhas, Ester e Júlia. Hoje sou formado em Técnico em mecânica pelo Cefet-PB.Fui seminarista da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil. Em 2014 concluí o Curso de Bacharel em Serviço Social. Estou orando para que este Blog sirva à Deus como instrumento de propagação da nova a respeito de Cristo.

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quinta-feira, 25 de março de 2010

John Knox: O Patriarca do Presbiterianismo.




[SERMÕES PESSOAIS]





Baseado em biografia 1483-Nascimento de Lutero.
1509-Nascimento de Calvino.
1514-Nascimento de John Knox.
1517-Dia 31 de Outubro, dia da Reforma (afixação das 95 Teses de Lutero na abadia de Wittenberg).
1525-Ata do parlamento escocês contra o luteranismo. 1536-Confissão Helvética(Suíça) de Calvino.
1545-Conversão de John Knox.
1546-Morte de Lutero.
1547-Concílio de Trento (Igreja Católica Apóstolica Romana (ICAR)). Cativeiro de John Knox nas galés francesas.
1549-Liberdade, volta para a Inglaterra.
1551-Nomeado capelão inglês.
1554-Foge para Genebra por causa da perseguição.
1555-Retorno à Escócia e casamento.
1558-Protesto contra a Rainha.
1560-Publicação do "livro de disciplina".
1564-Após alguns anos viúvo contrai segundo casamento.
Morte de Calvino.
1572-Noite de São Bartolomeu (24 de Agosto).
Morte de John Knox (26 de Novembro).



[INTRODUÇÃO]

John Knox ficou conhecido como "a trombeta de Deus", que tocava em alto e bom som e ninguém podia escapar.Podemos citar como sendo os pilares da reforma protestante: O monge agostiniano Martinho Lutero da Alemanha. Ulrico Zwínglio, nos lugares mais distantes da Suíça. João Calvino, nas terras francesas, embora morando na Suíça. E John Knox; pregador, patriota, apóstolo da Escócia e patriarca do presbiterianismo.
Destes 4 pilares da Reforma, Lutero e Calvino se sobressaem ainda mais: Lutero o cavalheiro da Fé, campeão da liberdade Cristã, que desafiou o imperador e o Papa, e saiu vitorioso pela verdade de Deus. Calvino o teólogo magnífico, o profeta dos novos tempos, o estadista da causa reformada. O elucidador coerente e completo do Sistema doutrinário que se encontra na Sagrada Escritura, ainda hoje aclamado como a suprema expressão teológica, o "Calvinismo".
John Knox embora pouco conhecido merece também crédito e é citado ao lado de Lutero e Calvino como os luminares que clareou o caminho da Reforma.

[COMPLICAÇÃO]

ORIGEM

Nasceu em 1514 e Haddington na Escócia. Era filho de William Knox, agricultor, e de mãe de uma família de destaque e que tinha bastante motivo de se orgulhar de sua descendência. Conclui-se que era de família honesta e respeitada da Escócia. Sua mãe faleceu quando ainda era criança.

SITUAÇÃO POLÍTICA DA NAÇÃO

Já havia 2 séculos que a Escócia estava livre do Reino inglês mas ainda temia uma reviravolta no atual quadro.
A Igreja Católica (ICAR) abocanhava metade da singela riqueza da Escócia.

JUVENTUDE

John Knox se interessou pela carreira como sacerdote romano muito cedo, e para isso estudou a escola preparatória, conheceu o latim, depois ingressou na universidade de Saint Andrews para formação académica, não chegando a colação de grau mas adquiriu conhecimento suficiente para atingir seus interesses. Tornou-se sacerdote da ICAR, atuando a princípio em cargos burocráticos.

MATURIDADE

Desempenhou por quase 10 anos sua função sem se preocupar nem se envolver com o assunto da Reforma. Até o dia em que ouviu do professor universitário John Major algumas coisas sobre a corrupção que manchava a Igreja.
O principal assunto que começou a azucrinar John Knox era: Como poderia a ICAR ser uma instituição divina e sagrada, depósito de toda graça e poder divino e, ao mesmo tempo agasalhar tanta degradação e mundanismo, tanta corrupção e miséria?

O DILEMA

E agora o que fazer: Deixa-la desiludido e revoltado ou lutar para reformá-la, expurgando-a de tudo que a manchava?

PREPARAÇÃO

A decisão veio quando se deparou com a "oração sacerdotal de Cristo" no evangelho segundo João, no capítulo 17; ele viu qual o padrão de santidade e comunhão que a Igreja deveria viver.
Neste tempo houve o martírio de um renomado professor universitário e sacerdote chamado Patrick Hamilton, por pregar os ensinos luteranos.
Para evitar que fatos como este se repetisse o parlamento Escocês em 1525 assinou um ato contra o luteranismo proibindo que fosse ensinado entre o povo; mas era pouco respeitada esta ordem do parlamento.
População de meio milhão de pessoas, riqueza bastante modesta, a Escócia não tinha força para resistir a ameaça inglesa e da ICAR.

CONVERSÃO

É somente em 1545 que John Knox surge decidido, ousado, aguerrido pronto para a dura luta que lhe marcaria a vida. Nesta mesma época surge George Whisart, um herói corajoso que ensinou tudo que pode para John Knox, que viria a se tornar seu escudeiro, guarda costas e fiel discípulo.
George Whisart, traduziu a confissão helvética/Suíça de 1536 para o inglês o que fez com que John Knox adotasse a teologia Calvinista, que um dia passaria a ser implantado no presbiterianismo escocês.
Em 1º de Março de 1546, preso para supostamente explicar porque estava trazendo ensino herético, George Whisart é condenado a fogueira santa da inquisição, onde o próprio carrasco relutava pedindo perdão, sem coragem de acender as chamas; George se inclina e beija o rosto do carrasco dizendo que o pedido seria concedido.
Morreu George Whisart e John Knox fica ainda mais convicto de sua chamada.

FATOS RELEVANTES

Em 1546 falecia Lutero e Zwínglio já era falecido desde 1531, Calvino estava sendo bem sucedido em suas atividades. Em 1547 o Concílio de Trento é estabelecido sob o Papa Paulo 3º, decidido mover contra os reformistas uma guerra de extermínio, "a contra reforma".

INÍCIO DE ATUAÇÃO

Nesta mesma época John Knox continuava pregando contra as corrupções e desmandos da ICAR. Com isso ganhava grande admiração da sua gente.

CATIVEIRO

Neste ano (1547) as forças armadas da França em zelo ao romanismo e ao Rei, invadiram a Escócia e levaram cativos para as galés francesas a muitos e entre eles estava John Knox.
Preso, sendo açoitado, e em estado vegetativo, aos 33 anos, viveu em condições sub-humanas por 19 meses.

LIBERDADE E PRESTÍGIO

Fevereiro de 1549, Jhon Knox estava de volta mas teria que se refugiar por 5 anos em solo inglês. A Inglaterra o acolheu com respeito e simpatia, onde exerceu o seu ministério pastoral, chegando bem próximo de influenciar até o Anglicanismo, fato que não teve total êxito.
Em 1551 foi nomeado um dos 6 capelães da realeza inglesa, o que lhe dava oportunidade de pregar a seleta corte e ao rei Eduardo 6º que tinha apenas 14 anos de idade.
Perseguido por seus opositores Jhon Knox precisou sair da Inglaterra para não se assassinado, e viajou à França para se refugiar entre os Huguenots, um grupo de reformistas franceses, mas a perseguição a Reforma era grande.

EM GENEBRA

Então em 1554 ele se refugia no melhor lugar para os reformadores, Genebra, onde a Reforma sobretudo devido a Calvino estava cada vez mais tendo aceitação. Foi em Genebra onde John Knox teve uma compreensão, maior da doutrina Calvinista, tendo a oportunidade de estar com o próprio Calvino.

RETORNO DEFINITIVO

Em 1555 John Knox retorna a Escócia e se casa com Marjorie Bowes, noiva que esperou 3 anos pelo casamento, onde teve depois 2 filhos Nathaniel e Eleazer.
Desta vez a Escócia estava um pouco mudada, sobretudo a juventude que agora aspirava ainda mais pela liberdade civil e religiosa.
John Knox acreditava que agora seria mais positivo em sua proclamação, insistia ele que se restaurasse a real Igreja de Cristo, em conformidade com as escrituras, em vida piedosa e Fé esclarecida, e que fosse removida toda a parafernalha romanista colocada na liturgia.
Fazia objecções principalmente a Missa ato que considerava abominável e maldito, uma invenção humana que deturpava o sacrifício de Cristo na Cruz, abominável idolatria que de forma alguma agradaria a Deus.
Queria uma Igreja Pura e Fiel, Verdadeira Igreja de Cristo, uma Igreja que Cristo fosse a cabeça e não o homem nem muito menos o Papa.
Essa era a Igreja que ele sonhava para sua amada Escócia.

ATAQUE A RAINHA

Em 1558 John Knox publicou seu inflamado/incendiário protesto, onde declarou ser um ato contrário a vontade de Deus que a Rainha governasse como vinha fazendo, dando liberdade para a ICAR perseguisse os reformistas em solo Escocês.

GANHANDO TERRENO

1º de Julho de 1559, em Edimburgo a capital, estava lotada de cristãos reformistas na Catedral de St. Gilês, John Knox ministrava a palavra aos mais ilustres do País. Nesta época de avanço, o parlamento escocês elaborou um mandato em que ficou determinado que: Era absolutamente proibido que se realizasse Missas Católicas no país; e que, os que fossem encontrados na prática teriam suas vidas ceifadas.
Acreditavam eles que assim como Davi matou os filisteus que estavam profanado a arca do testemunho, eles também deveriam matar os que celebrassem culto idólatra à Deus.
Então a Rainha que era Católica chamou os sacerdotes católicos até seu palácio e realizou Missa. Os reformistas do parlamento não puderam fazer nada contra a Rainha.
Em 1560 John Knox terminava seu "Book of discipline" (livro de disciplina) onde estava declarado a maneira que a Igreja deveria se comportar em várias áreas. Este foi motivo de discussão no parlamento. Os que não simpatizavam com John Knox levantaram várias objeções ao livro. A principal era a respeito de bens que o estado deveria ceder a Igreja.

CHEGADA DE NOVA SOBERANA

Em 1561 sobe ao trono Maria Stuart, jovem criada na França, que logo na chegada mandou que se realizasse Missa no castelo.
John Knox ao saber do acontecido pregou na catedral de St. Gilês um eloquente protesto contra a Rainha, falando que melhor seria que as tropas francesas invadissem o país do que ter um único sacerdote católico pisando em sua terra.
Maria stuart o convoca a uma audiência para saber porque John Knox estava falando mal da Rainha, ainda que a noticia tinha chegado a ela deturpada.
Temeroso e desconfiado ele foi para a audiência, onde com a graça de Deus ele soube responder a Rainha.
Em 1563 John knox prega um sermão, agora contra todos aqueles que não se dedicavam a causa reformista, e o principal motivo era que por 3 anos o livro de disciplina ainda não havia sido aprovado. Como envolvia motivos políticos, muitos se revoltaram contra John Knox e o abandonaram.
Em face destes acontecimentos o ódio que a Rainha tinha contra John Knox aumentava cada vez mais. Ela ainda o convocara para outras audiências tentando fazer com que ele mudasse de atitude, mas o sábio John Knox agora com 49 anos soube dar-lhe resposta a todas as investidas da Rainha.

AUMENTA A CONTRA-REFORMA

Foi somente em 1563, 18 anos depois do início do concílio de Trento pela igreja católica que, sob o poder do Papa Pio 4º a igreja romana avançou com todas as suas forças contra a igreja reformada, onde o principal alvo era combater o protestantismo, e impor de qualquer forma o domínio da Igreja romana, coisa que há muito havia sido derrotado na Escócia.

AUGE DE SUA ATUAÇÃO

Tendo saído John Knox vitorioso de todas as investidas para o derrubar pela Rainha Maria Stuart e por muitos parlamentares, ganhou ainda maior prestígio do povo e da própria corte, a sua popularidade estava em alta e, no natal de 1563, foi realizado a assembléia geral da Igreja.
Foi por essa época que John Knox afirmou que optava por uma forma de governo que fosse escolhido pelo povo, com cada representante com condições para exercer seu ministério; estes recebendo o nome de presbíteros que no Novo Testamento significa "mais velhos ou anciões".
Foi assim que o nome de john Knox ficou ainda mais associado ao da origem do presbiterianismo escocês.
26 de Março de 1564 John Knox viúvo já à 3 anos contraíu novo casamento com Margaret Stuart; esta lhe daria 3 filhas, Martha, Margaret e Elizabeth, que viriam a cuidar dele quando contraiu sua doença que o levaria a morte.
No dia 25 de Julho de 1565 reuniu-se a 8º assembléia geral da Igreja Reformada Escocesa. Maria Stuart a soberana não abrandava sua política anti-reformista.
No dia 26 de Julho de 1567, foi o dia em que conseguiram retirar o poder da soberana e passa-lo para o conde de Maray que era da família real.
Maria Stuart foi presa mas conseguiu escapar da prisão.
Apenas com 25 anos de idade Maria Stuart esperimentava o que era glória e o que era sofrimento e frustração. Ela refugiou-se na corte inglesa sob o poder da Rainha Elizabeth 1ª, mas 20 anos depois, quando ficou sabendo de uma conspiração tramada por Maria Stuart, mandou decapta-la, em 1587.

[DESFECHO]

ÚLTIMOS MOMENTOS

Em 25 de Março de 1571, amparado pelos braços, deixa John Knox a capital Edinburgo e vai morar em St. Andrews, cidade onde muito conviveu na juventude.
Em 7 de Setembro de 1572 chega a notícia de que na França apartir do dia 24 de agosto, até o dia 3 de Outubro, aconteçeu a matança que ficou conhecida como "noite de São Bartolomeu" em que a família Guise da corte françesa em zelo pelo catolicismo, desencadiou sua fúria matando na fogueira da Santa Inquisição cerca de 120.000 protestantes Huguenotes, fato que foi muito festejado pelo Papa Gregório 13.
No dia 1º de Setembro John Knox pregou um sermão onde chamou o Rei da França de assassino; palavra esta que não agradou a muitos mas, ninguém conseguia refrear-lhe a língua.
A derrota dos reformistas na França foi completa e jamais eles conseguiram se erguer.
9 de Novembro de 1572, John Knox celebrou seu último ato público, nomear o seu sucessor para a igreja de St. Gilês e após retirou-se para sua residência donde não mais sairia com vida.

DESPEDIDA

Agravava-se mais e mais sua saúde e não cessava de chegar visitas na sua casa para o verem talvez pela última vez.
Ao anoitecer do dia 23 de Novembro de 1572, antes de dormir recitou pausadamente a "Oração do Senhor" e depois se lamentou: Ó Igreja, Ó Igreja, Ó Igreja.
Ao amanhecer do dia seguinte pediu para sua mulher fazer a leitura do capítulo 15 da carta do apóstolo Paulo aos Coríntios. Um pouco antes das 11 da noite deu ele o último suspiro e partiu para o encontro com o Senhor.
Tinha o grande homem 59 anos quando faleceu, e sem dúvida se espalhou um sentimento de profunda perda por toda a Escócia.
Na lápide de sua sepultura está gravado: "Aqui jaz um homem que a ninguém bajulou, nem temia a ningém.
Seus 2 filhos do 1º casamento Nathaniel e Eleazer foram devidamente assistidos pelo estado assim como sua segunda família.

MEMÓRIAS

A frase que ele mais usava era: "A ningém corrompi, a ninguém defraudei, não acumulei bens à custa da exploração de ninguém".
John Knox nunca foi um cavalheiro refinado, um homem cortez; era um diamante que precisava ser lapidado, nunca foi um homem de gentilezas; na verdade nunca respirou confortável no meio refinado e pomposo dos ricos, demasiado artificial e sem valor para o seu gosto pessoal. Era petrificado as fascinações dos palácios, ao seu luxo e ostentação.
Este foi John Knox, "a trombeta de Deus", o gênio do protestantismo escoçês, o apóstolo da Fé reformada em seu país, o Patriarca do Presbiterianismo.

O QUE ACONTECEU DEPOIS

A obra de John Knox se perpetuou nem tanto apartir de sua época, pois quando morreu a Igreja ainda estava amadurecendo, mas em sua descendência espiritual. Não se limitou apenas a Escócia mas se espalhou pela Inglaterra até chegar com os aventureiros em 1620 a bordo do navio MAY FLOWER as terras norte americanas.
Desses a 2ª geração foi enviado e em 12 de Agosto de 1859 aportava no Rio de Janeiro, Ashbel Green Simonton, o pioneiro do presbiterianismo no Brasil.

[CONVOCAÇÃO]

Que cada um de nós deixemos de lado cada dia mais os praseres deste mundo e andemos nas pisadas de John Knox, com convicção de que estamos assim sendo fiéis ao Senhor e a sua Palavra, no serviço a Igreja de Cristo.

AMÉM



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