[ADAPTAÇÃO]
1) Quem fez você?
R:Deus:
Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gn 1.27.)
2) O que mais Deus fez?
R:Deus fez todas as coisas:
Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas. (Ap 4.11.)
3) Por que Deus fez todas as coisas?
R:Para a sua própria glória:
Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. (Rm 11.36.)
4) Por que tudo é do jeito que é?
R:Porque Deus decretou assim:
Tudo o que o Senhor deseja ele o faz, no céu e na terra, nos mares e em todos os abismos. (Sl 135.6.)
5) Como aprendemos acerca de Deus?
R:Deus revela-Se a Si mesmo:
Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. (Rm 1.18 - 19.)
6) Onde Deus Se revela?
R:Em Sua Palavra e na natureza:
Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os confins do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,... (Sl 19.1 - 4.)
7) O que Deus revela na natureza?
R:Seu caráter, lei e fúria:
Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. (Rm 1.19 - 21.)
8) O que mais é revelado em Sua Palavra?
R:A misericórdia de Deus sobre o Seu povo:
Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia. (Rm 9.15 - 16.)
9) Onde está a Palavra de Deus hoje?
R:A Bíblia é a Palavra de Deus:
Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. (2Tm 3.16 - 17.)
10) Quantos Deuses existem?
R:Há um único Deus verdadeiro:
Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. (Dt 6.4.)
11) Quantas pessoas há na Divindade?
R:Três:
Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. (1Jo 5.7.)
12) Quem são essas pessoas?
R:Pai, Filho e Espírito Santo:
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;... (Mt 28.19.)
13) Onde está Deus?
R:Ele está em todos os lugares:
E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. (Is 6.3.)
14) Há quanto tempo Deus existe?
R:Deus sempre existiu:
Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração. Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. (Sl 90.1 - 2.)
15) Em que sentido o homem é um ser singular?
R:Ele carrega em si a imagem de Deus:
Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gn 1.27.)
16) Quem foi o primeiro homem?
R:Adão:
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. (1Tm 2.13.)
17) Como era Adão quando foi criado?
R:Adão era bom:
Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. (Gn 1.27, 31.)
18) Adão permaneceu bom?
R:Não, ele pecou:
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. (Rm 5.12.)
19) O que é pecado?
R:Desobediência à lei de Deus:
Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. (1Jo 3.4.)
20) Qual é o castigo para o pecado?
R:A morte:
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. (Rm 6.23.)
21) O que veio aos homens pelo pecado de Adão?
R:A morte veio a todos os homens:
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. (Rm 5.12.)
22) Por que o pecado de Adão afeta todos os homens.
R:Todos nós pecamos em Adão:
Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. (1Co 15.21 - 22.)
23) Todos os homens deverão morrer por causa do pecado?
R:Não. Deus elegeu alguns homens para a vida:
Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. (Ef 2.1 - 3.)
24) Como podemos ser salvos do pecado e da morte?
R:Somente por meio de Jesus Cristo:
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular. E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. (At 4.11 - 12.)
25) Quem é Jesus Cristo?
R:Ele é o Filho de Deus:
Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (Mt 3.16 - 17.)
26) Jesus pecou?
R:Não. Somente Ele é justo:
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. (Hb 4.15.)
27) O que Jesus fez por Seu povo?
R:Ele venceu a morte:
Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que faria sentar sobre o seu trono um dos seus descendentes - prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no hades, nem a sua carne viu a corrupção. (At 2.30 - 31.)
28) Como Jesus fez isso?
R:Ele morreu e depois ressuscitou:
Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; a este, que foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós matastes, crucificando-o pelas mãos de iníquos; ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela. (At 2.22 - 24.)
29) O que mais Jesus venceu?
R:Jesus venceu todos os Seus inimigos:
Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (Jo 16.33.)
30) Os inimigos de Jesus são poderosos?
R:Eles se tornaram nada:
Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus. Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança estão os seus bens; mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. (Lc 11.20 - 22.)
31) O que Jesus deu ao Seu povo?
R:Sua própria justiça:
e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;... (Fp 3.9.)
32) O que Ele tomou do Seu povo para Si?
R:Os pecados:
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;... (1Co 15.3.)
33) Como a obra de Cristo é trazida ao Seu povo?
R:Pelo Espírito Santo:
Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:... (Jo 16.7 - 8.)
34) Como o Espírito Santo faz isto?
R:Ele nos dá a Fé:
a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (1Co 12.9; Hb 11.6.)
35) O que é fé?
R:Fé é confiar em Jesus para a salvação:
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;... (Hb 11.1; Ef 2.8.)
36) Como podemos reconhecer a fé verdadeira?
R:A fé verdadeira produz boas obras:
Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,... (Gl 5.6; 1Ts 1.3.)
37) Quem é o povo de Cristo?
R:O povo de Cristo é o povo que integra a sua Igreja:
Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue. (At 20.28.)
38) Quais são os pontos característicos de Sua Igreja?
R:A Palavra, a disciplina e os sacramentos:
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (Mc 16.15 - 16; Mt 28.19 - 20.)
39) Como a Palavra é um traço característico da Igreja?
R:Toda a Palavra de Deus é pregada:
Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;... (2Tm 3.16.)
40) Como a disciplina é um traço característico da Igreja?
R:O povo de Deus é protegido:
e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. (Hb 12.5 - 6.)
41) O que são sacramentos?
R:Sinais e selos da aliança de Deus:
que também agora, por uma verdadeira figura - o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo, Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. (1Pe 3.21; 1Co 11.23 - 25.)
42) Que sacramentos existem?
R:O Batismo e Ceia do Senhor:
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. (Mt 28.19 - 20; 1Co 11.23 - 25.)
43) Quem é o Cabeça da Igreja?
R:Jesus Cristo:
antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,... (Ef 4.15.)
44) Que ofícios Jesus designou para a Igreja?
R:Presbíteros e diáconos:
Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. (1Tm 3.1 - 2, 12.)
45) A Igreja é perfeita?
R:Ela está caminhando para a perfeição:
Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. (Ef 5.25 - 27.)
46) Quando ela será perfeita?
R:Na ressurreição:
num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. (1Co 15.52 - 53.)
47) O que vai acontecer na ressurreição?
R:Cristo vai julgar as obras de todos os homens:
Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. (Mt 16.27.)
48) O que será dos que praticaram a justiça?
R:Eles viverão com Jesus para sempre:
Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;... (Mt 25.31 - 34.)
49) O que será dos que Jesus condenar?
R:Eles perecerão para sempre:
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. (Mt 25.41, 46.)
50) O que este julgamento promove em Cristo?
R:Exalta a Sua glória:
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. (Mt 24.30 - 31.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oque você achou? Deixe seu comentário. Muito obrigado.